10 Coisas para se fazer em Milão

Capital da região da Lombardia, conhecida como a capital mundial da “Moda e do Design”, Milão está localizada no norte da Itália .
É uma cidade que surpreende pelos seus contrastes, com o seu misto de antigo e moderno, de trabalho e diversão e de tradicional e mundano.
Com tantas histórias e segredos é a cidade mais visitada da Itália, oferecendo aos seus visitantes um rico patrimônio artístico e cultural composto de monumentos históricos, museus  de artes (antigo, moderno e contemporâneo), teatros, igrejas, palácios históricos, moda, design, eventos internacionais (possui o maior pólo de feiras da Europa), bares e restaurantes de alto padrão de qualidade.
Dentre as inúmeras atrações, aconselho 10 coisas que você não  pode deixar fazer em sua visita a Milão.

 

1º Visitar o Duomo

duomo2
Foto: Márcia Bezerra

Em estilo gótico lombardo  foi construído no período de 1386 a 1813 em mármore branco-rosa,  possui mais de 3.000 agulhas e pináculos. É o símbolo mais importante da cidade de Milão. Visite o interior da catedral e, se poder, suba aos telhados para apreciar a vista panorâmica da cidade.

2. Visitar a Galleria Vittorio Emanuele II

galeria v emanuele
Foto: Márcia Bezerra

Em estilo neo-renascentista foi construída no final do século IX  com o projeto do arquiteto Pier Giulio Magistretti e tinha como objetivo, servir de corredor coberto que ligasse a Pizza Duomo a Piazza della Scala. Conhecido como o “salotto di Milano” (a sala da cidade) pois era ali que se transcorria a vida social da burguesia no inicio do século XX  entre desfiles, conversas e jantares antes do inicio dos espetáculos do Teatro alla Scalla.

 

3. Visitar a Pinacoteca de Brera

pinacoteca brera
Foto:Márcia Bezerra

É uma das galerias de arte mais importante da Itália com um acervo que vai da arte antiga a moderna com importantes obras-primas como:  “Ceia de Emaús” de Caravaggio, o “Casamento da Virgem” de Rafaello e tantas obras de famosos artistas como: Mategna, Bramantino, Bellini, Bergognone e tantos outros.

 

4. Passear no Bairro de Brera

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto:Márcia Bezerra

Brera é o bairro das artes e da cultura onde se localiza a Academia de Belas Artes (Pinacoteca) e a Biblioteca Nazionale Braidense. É um misto de “chic e bohémien”  com suas lojas, galerias de artes, bares e restaurantes. Um excelente local para degustar a culinária típica  de Milão ou simplesmente sentar-se em um dos bares para observar o vai e vem das pessoas e  sentindo o clima tipicamente milanês.

 

5. Visitar o Castello Sforzesco

Foto: Lenise Castro

Em estilo renascentista foi construído no século XV por Francesco Sforza, duque de Milão. É um dos maiores castelos da Europa e um dos principais símbolos da cidade. No seu interior existe uma pinacoteca e diversos museus, inclusive, a última obra de Michelangelo, a “Pietà di Rondanini” e a “Sala delle Asse” com pinturas na parede obra de Leonardo da Vinci.

 

6. Visitar a “Ultima Ceia” de Leonardo da Vinci

imgcenacolo_header
Foto: Internet http://www.leonardoamilano.org

Trata-se de uma das mais famosas obras de Leonardo da Vinci, “Il Cenacolo” (Última Ceia), que se encontra  pintada na parede do ex refeitório do  convento do santuário de Santa Maria delle Grazie. A obra é patrimônio da humanidade pela UNESCO, para realizar a visitação, é obrigatório  reservar/comprar o bilhete,  devido a grande procura e ao controle limitado de visitantes a fim de conservar este patrimônio. O conselho para quem deseja visitar é o de comprar o bilhete com antecedência, principalmente, nos períodos da alta estação europeia, para não correr o risco de não conseguir.  Fechado: nas segundas-feiras e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

 

7.Passear no “Quadrilatero della Moda”

via santa andrea
Foto: Márcia Bezerra , Via Sant’Andrea

O “quadrilátero della moda” é um bairro de Milão onde se concentra o comercio das lojas de luxo que é composto das ruas: Via Montenapoleone, Corso Venezia , Via della Spiga e Via Manzone, além das ruas internas (Borgospesso, Santo Spirito, Gesù, Sant’Andrea, Bagutta e Verri). Um paraíso para os amantes das grifes italianas e internacionais, vale a pena mesmo que seja só para olhar as vitrinas. A Montenapoleone é a mais famosa mas, na minha opinião, a mais bonita e charmosa é a Via della Spiga.

 

8. Passear no bairro  Porta Nuova

Foto: Marcia Bezerra
Foto: Márcia Bezerra

 

A  zona de Porta Nuova passou por um dos maiores projetos de requalificação da cidade com obras de alto impacto arquitetônico  com seus prédios em estilo futurista como a Torre Unicredit, Bosco Verticale, Torre Diamante e a Piazza Gae Aulenti projetada e desenhada pelo arquiteto argentino Cesar Pelli compõe um espetacular espaço público.

 

9. Passear no bairro Naviglio 

navilgi
Foto: Márcia Bezerra

Naviglio é um canal de navegação que foi projetado na alta idade media e servia para transportar mercadorias a serem comercializadas e materiais para construção. Em Milão existiram vários canais, hoje o Naviglio Grande é um dos canais que foram conservados e dá o nome ao bairro conhecido como  o centro da “movida” noturna da cidade com diversos bares e restaurantes uma excelente opção para um passeio no fim da tarde, um aperitivo ou jantar.

 

10. Degustar a gastronomia local

A cozinha milanesa é caracterizada  por produtos do território, o cultivo do arroz e a criação do bovino e  suíno deu origem aos pratos típicos como  o “risoto” preparado  com açafrão que pode ser servido com ou sem o “ossobuco” ; a “cotoletta”  preparada com a costeleta de vitelo empanada e frita na manteiga;  a “cassuolla” preparado com vários cortes de porco e couve da região. A sobremesa mais tradicional é o famoso “panettone” , aqui você pode comer panettone o ano todo.

ossibuchi_risotto_milanese
risoto com ossobuco Foto: internet

 

 

Foto: Internet
cotolleta Foto: internet

Isto é só um pouquinho de Milão porque tem muito mais.  Se você gostou do post e quiser curtir ou comentar, fique a vontade.

Preencha o modulo abaixo para obter informações sobre Roteiros e Passeios à pé por Milão com guia  em portugues.


Se você gostou do post, aproveite e faça o seu registro (basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR) assim, você será avisado através  email  cada vez que tiver um novo artigo.

Se você ama viajar, vem comigo!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s