Qual é o melhor periodo para visitar à Itália?

A Itália é bela em qualquer período do ano, não é a toa que é conhecido como o “Bello Paese”.  Criei este post pensando em ajudar a quem está na duvida para escolher qual o período do ano para vir à Itália.  Vou falar  aqui das estações do ano e das temperaturas.  Para ser sincera, ultimamente, não esta sendo fácil falar de temperatura  devido aos diversos fatores que estão modificando o clima do planeta porem, vou passar algumas informações que poderão ser muito úteis na hora de fazer as suas malas.

Então vamos lá!

As estações do ano na Itália

Primavera: março-april-maio

Primavera em Sirmione no Lago de Garda
Primavera em Sirmione no Lago de Garda

Verão: junho-julho-agosto

Verao na Riviera Ligure em San Frutuoso, Genoa
verão na Riviera Ligure em San Frutuoso, Gênova

 

Outono: setembro-outubro-novembro

Outono no Lago de Como
Outono no Lago de Como

Inverno: dezembro-janeiro-fevereiro

Inverno na estaçao de esqui de Foppolo na regiao da Lombardia
Inverno na estação de esqui de Foppolo na região da Lombardia

A Itália é um pais caracterizado por vários tipos de clima: frio nos Alpes, continental na pianura padana (zona que vai da região da Lombardia ao Veneto),  ameno nas zonas litorâneas do mares Tirreno, Jônico e Adriático e, fresco e ventoso na zona dos Apeninos (cadeia montanhosa que estendem-se por 1000 km do norte ao sul da Itália ao longo da costa leste).

 

 

Alpes e  Montanhas Altas

Clima Alpi e alta montagna

Os Alpes italiano possui um clima bem de montanha, muito frio e com neve no inverno, tempestades leves no verão. Com formações de geleiras nos picos mais altos: o  Mont Blanc, o Monte Rosa e o Matterhorn. Uma excelente opção tanto no inverno (para esquiar) como no verão (para fazer trilhas, bike, cavalo, etc) é lindíssima!

 

 

Pianura Padana (Vale do Pó )

Clima pianura padana

Localizada no norte do país a vale do  Pó, sinalizada no mapa acima, abrange a parte setentrional do pais, que vai da região do Piemonte ao Veneto passando pela região da Lombardia e a região da Emilia-Romagna)  possui um “clima continental”  que é caracterizado por elevada umidade anual, com baixas temperaturas no inverno, raramente, cai abaixo de -7/8°C com possibilidade de neve, principalmente, na parte ocidental das regiões do Piemonte, Lombardia e Veneto .   Quente e bastante abafado no verão com temperaturas máximas em torno dos 35/36°C (com sensação térmica superior) no entanto, nas margens dos lagos (Maggiore, di Como, di Garda) o clima é mais ameno.  Chuvas se apresentam, principalmente, no outono e um pouco durante a primavera. Algumas das principais cidades  que estão nesta zona: Turim, Milão, Verona, Veneza, Bolonha.

Itália Central

Clima dell'Italia centrale

No centro da Itália estão as regiões da Toscana, Umbria e Marche , o clima é  um pouco mais fresco por  ser considerado Mediterrâneo.
O inverno não é tão rigoroso como no norte mas, também, é frio. Em Florença, a temperatura média em janeiro é de 6°C, e às vezes,   caindo abaixo de zero a noite . O verão é bastante quente, com temperaturas que podem chegar aos 36/38°C durante o dia mas, as noites são geralmente bastante frescas. Em Roma a temperatura média é 8°C no inverno e no verão cerca de 30/32°C, as vezes pode exceder os 35°C. Possíveis pancadas de chuva no outono/inverno e um pouco na primavera entre março e abril. Algumas cidades turísticas, além de Florença e Roma, que se encontram no centro do pais são: Siena, San Gimignano, Arezzo e Perúgia.

Sul e Faixa Costeira

Clima mediterraneo

A parte sul, as ilhas e a faixa costeira como se pode ver no mapa acima, é caracterizado por inverno ameno e chuvoso e verão quente mas com leve brisa. A Riviera  Ligure tem um clima ameno mas, é chuvoso no outono e inverno. Em Nápoles, o clima é semelhante  ao de  Roma, apenas mais ameno no verão, dada a localização beira-mar e, é um pouco  “mais chuvoso” no inverno. Ao sul de Nápoles, ao longo da costa do Tirreno o clima torna-se distintamente Mediterrâneo, com a média de janeiro que supera os 10°C. A Sicília é uma região particularmente amena e ensolarada; no verão é quente nas colinas do interior, enquanto as costas são quentes, mas apresenta uma leve brisa.

Se depois de ler o post, ainda tem duvidas,   aí vai a minha dica: o melhor período para vir a Itália, no meu ponto de vista,  são a primavera e o outono por uma série de motivos: temperatura mais amena, direi ideal, porque tem coisa pior do que andar embaixo de um sol de rachar a cabeça e ainda por cima abafado? Segundo os dias são mais longos (a partir da metade do mês março  até metade do mês de outubro) fazendo com que aproveite mais o seu tempo; depois, principalmente no outono, começa a se tornar um período de baixa estação na Europa, o que significa  menos turista nas cidades de grande afluência turística e, consequentemente, mais econômico.  Lembre-se: a Itália é linda em todas as estações!

Bem agora que você já conhece um pouco do clima da Itália penso que já esta pronto para fazer as mala mas antes, consulte as previsões do tempo aqui e, em breve, dicas do que trazer na mala aqui.

Agora que já escolheu o seu período para viajar,  solicite informações sobre Passeios e Roteiros aqui abaixo.

Se você gostou do post, aproveite e faça o seu registro (basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR) assim, você será avisado através  email  cada vez que tiver um novo artigo.

Se você ama viajar, vem comigo!

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s