Qual é o melhor periodo para visitar à Itália?

A Itália é bela em qualquer período do ano, não é a toa que é conhecida como o “Bello Paese”.  Criei este post pensando em ajudar a quem está na duvida para escolher qual o período do ano para vir à Itália.  Vou falar  aqui das estações do ano e das temperaturas.  Para ser sincera, ultimamente, não esta sendo fácil falar de temperatura  devido aos diversos fatores que estão modificando o clima do planeta porem, vou passar algumas informações que poderão ser muito úteis na hora de fazer as suas malas.

Então vamos lá!

As estações do ano na Itália

Primavera: março-april-maio

Primavera em Sirmione no Lago de Garda
Primavera em Sirmione no Lago de Garda

Verão: junho-julho-agosto

Verao na Riviera Ligure em San Frutuoso, Genoa
verão na Riviera Ligure em San Frutuoso, Gênova

 

Outono: setembro-outubro-novembro

Outono no Lago de Como
Outono no Lago de Como

Inverno: dezembro-janeiro-fevereiro

Inverno na estaçao de esqui de Foppolo na regiao da Lombardia
Inverno na estação de esqui de Foppolo na região da Lombardia

A Itália é um pais caracterizado por vários tipos de clima e temperaturas: frio nos Alpes, continental na pianura padana (zona que vai da região da Lombardia ao Veneto),  ameno nas zonas litorâneas do mares Tirreno, Jônico e Adriático e, fresco e ventoso na zona dos Apeninos (cadeia montanhosa que estendem-se por 1000 km do norte ao sul da Itália ao longo da costa leste).

 

Alpes e  Montanhas Altas

Os Alpes italiano possui um clima  muito frio e com neve no inverno, tempestades leves no verão. Com formações de geleiras nos picos mais altos: o  Mont Blanc, o Monte Rosa e o Matterhorn.  Uma excelente opção tanto no inverno (para esquiar) como no verão (para fazer trilhas, bike, cavalo, etc). Na hora de fazer as malas coloque roupas quentes e térmicas  no outono/inverno/primavera e um casaquinho se vier no verão.

 

Pianura Padana (Vale do Pó )

Localizada no norte do país a vale do  Pó  abrange a parte setentrional do país, que vai da região do Piemonte ao Veneto passando pela região da Lombardia e a região da Emilia-Romagna. Esta zona  possui um “clima continental”  que é caracterizado por elevada umidade anual, com baixas temperaturas no inverno, raramente, cai abaixo de -7°/-8°C. Possibilidade de neve, principalmente, na parte ocidental das regiões do Piemonte, Lombardia e Veneto.   Quente e bastante abafado no verão com temperaturas máximas em torno dos 35°/36°C (sensação térmica superior em torno de 38° a 40°) no entanto, nas margens dos lagos (Maggiore, di Como e di Garda) o clima é mais ameno.  Chuvas se apresentam, principalmente, no outono e um pouco durante a primavera. Algumas das principais cidades  que estão nesta zona: Turim, Milão, Verona, Veneza, Bolonha e os lagos que citei acima. Então ao fazer as malas, coloque roupas quentes e térmicas para o inverno; roupas leves e chapéu para o verão e não esquecer de trazer um casaco se vier na primavera ou outono.

 

Itália Central

No centro da Itália estão as regiões da Toscana, Umbria e Marche, o clima é  um pouco mais fresco por  ser considerado Mediterrâneo.
O inverno não é tão rigoroso como no norte mas, também, é frio. Em Florença, a temperatura média em janeiro é de 6°C podendo cair abaixo de zero a noite. O verão é bastante quente, com temperaturas que podem variar dos 36°/38°C durante o dia mas, as noites são geralmente bastante frescas. Em Roma a temperatura média é 8°C no inverno e no verão cerca de 30°/32°C, as vezes pode exceder os 35°C. Possíveis pancadas de chuva no outono/inverno e um pouco na primavera entre março e abril. Algumas cidades turísticas, além de Florença e Roma, que se encontram no centro do pais são: Siena, San Gimignano, Arezzo e Perúgia. Se vier no inverno, traga um casaco  quente e térmico; na primavera/outono um casaco mais leve e no verão roupas leves.

 

Sul e Faixa Costeira

A parte sul, as ilhas e a faixa costeira são caracterizados por inverno ameno e chuvoso e verão quente mas com leve brisa. A Riviera da Liguria tem um clima ameno mas, é chuvoso no outono e inverno. Em Nápoles, o clima é semelhante  ao de  Roma, apenas mais ameno no verão, dada a localização beira-mar e, é um pouco  “mais chuvoso” no inverno. Ao sul de Nápoles, ao longo da costa do Tirreno o clima torna-se distintamente Mediterrâneo, com a média de janeiro que supera os 10°C. A Sicília é uma região particularmente amena e ensolarada; no verão é quente nas colinas do interior, enquanto as costas são quentes, mas apresenta uma leve brisa. Coloque na mala um casaco quente para o inverno, um casaco mais leve para primavera/outono e roupas leves no verão sem esquecer de um casaquinho leve.

Minha dica: na minha opinião, o melhor período para vir a Itália  são:  primavera ou outono.  Nestas estações as temperatura são mais amenas, direi ideal, porque tem coisa pior do que andar embaixo de um sol quente de rachar a cabeça e ainda por cima abafado? Os dias são mais longos (a partir da metade do mês março  até metade do mês de outubro) fazendo com que aproveite mais a sua viagem já que os museus prorrogam o horário de visitas. Esta dica é ideal para quem tem medo ou odeia o frio rigoroso.

Para quem quer economizar: o período mais econômico é a partir do fim de setembro quando começa a se tornar um período de baixa estação na Europa se prolongando até a metade de abril.  Atenção: Natal, Ano Novo e Pascoa, são caros.

Lembre-se: a Itália é linda em todas as estações!

Consulte as previsões do tempo aqui e, em breve, dicas do que trazer na mala aqui.

Agora que já escolheu o seu período para viajar,  solicite informações sobre Passeios e Roteiros aqui abaixo.

Aproveite para assinar a Newsletter! Assim, você será avisado através  email  cada vez que tiver um novo artigo.

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s