Museu Grátis em Milão

Você sabia que em alguns países europeus é possível visitar  museus sem pagar nada? Se você é um turista do tipo que inclui visitas a museus no seu roteiro de viagem, fique de olho nesta excelente dica.

Na Itália o Ministério dos Bens e das Atividades Culturais e do Turismo implementou em julho de 2014 o decreto “Domingo no Museu” que prever a gratuidade no “primeiro domingo de cada mes” em vários museus, galerias, parques/jardins monumentais e parques arqueológicos.  Várias entidades culturais espalhadas por diversas cidades italianas aderiram  a  iniciativa. Em alguns casos,  poderão ser cobrado uma taxa adicional para visitação das exposições itinerantes que, geralmente, são pagas a parte.

Segue, abaixo, alguns museus em Milão que aderiram a esta maravilhosa iniciativa.

 

Castello Sforzesco

castello sforzersco

Construído no século XV pelo  duque de Milão, Francesco Sforza, é um dos principais símbolos da cidade de  Milão. No interior  do castelo existem vários museus: o museu Pietà de Rondanini (última obra de Michelangelo), o museu de arte antiga, a sala delle asse (afrescos de Leonardo da Vinci), os museus arqueológicos (egípcio e pré-historico), museu dos instrumentos musicais, museu dos moveis e das esculturas, a pinacoteca,  além de outros. 

Gratuidade:  1° Domingo de cada mês (dia inteiro) e o 1° e 3° terças-feiras do mês a partir das 14:00 horas. Consulte aqui

Como chegar:  metrô: M1 (linha vermelha) paradas Cairoli/Castello (a mais cômoda) ou Cadorna e M2 (linha verde) paradas Lanza ou Cadorna.

 

Galleria D’Italia

galeriaditalia

É um espaço expositivo do patrimônio artístico e cultural do banco Intesa Sanpaolo em colaboração com a fundação Cariplo de Milão. Possui um  percurso expositivo dividido em 13 salas, cada uma dedicada a um artista e um período histórico diferente. O acervo inclui obras de  Antonio Canova Francesco Hayez, e muitos outros importantes artistas. O passeio termina com uma sala dedicada ao Futurismo e as obras de Umberto Boccioni. A galeria se encontra na Piazza Scala, 6 próximo ao “Teatro alla Scala”.   Eventualmente a galeria promove a entrada grátis em alguns períodos do ano. Consulte aqui      

Como chegar:   metrô M1 (linha Vermelha) ou M3 (linha amarela) parada “Duomo”.

 

Museu do Novecentos

museu900

O Museu do Novecentos está localizado no “Palazzo dell’Arengario” na Piazza Duomo. A sua criação teve como objetivo a difusão da “arte do novecentos” bem como tornar público o patrimônio artístico herdado no decorrer do tempo. O acervo do museu é composto por mais de quatro mil obras de arte italiana do século XX com seções dedicada ao futurismo, ao abstrato, a pop art, a pintura analítica, a arte pobre, etc., além, da seção a vanguarda internacional com obras de  Pablo Picasso, Georges Braque, Paul Klee, Vasilij Kandinskij     e  Amedeo Modigliani.   

Gratuidade:  1° Domingo de cada mês. Para mais informações consulte aqui                                                 

Como Chegar: metrô M1 (linha vermelha) ou M3 (linha amarela) parada “Duomo”.

 

Pinacoteca di Brera

pinacoteca brera

Um dos museus mais visitados da Itália, a Pinacoteca di Brera é uma galeria de arte antiga e moderna localizada no “Palazzo Brera”. O museu exibe uma das mais celebres coleções de pinturas na Itália, com pintura veneziana e lombarda, além de outras escolas. Seu percurso expositivo vai da pré-história à arte contemporânea, com obras-primas do século XX.  Entre as obras mais importantes, destacam-se: Cristo Morto de Andrea Mantegna,   a Crucificação de Bramantino, Cena in Emmaus de Caravaggio, o Beijo de Francesco Hayez dentre outros. A Galeria de Arte está localizada na Via Brera 28.          

Gratuidade:  1° Domingo de cada mês. Para mais informações consulte       aqui                                                                                                                                         

Como chegar: metrô M1(linha vermelha) parada Cairoli,  M2 (linha verde) parada Lanza.

Importante:  Estas informações podem sofrer modificações no decorrer do tempo. Portanto, antes de incluir no seu itinerário, consulte o site dos museus escolhidos.

Boa diversão!

Organize a sua viagem com um Roteiro funcional, solicite informações abaixo.

 

 

Aproveite e assine a Newsletter!

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s