Museu Grátis em Milão

Você sabia que em alguns países europeus é possível visitar  museus sem pagar nada? Se você é um turista do tipo que inclui visitas a museus no seu roteiro de viagem, fique de olho nesta excelente dica.

Na Itália o Ministério dos Bens e das Atividades Culturais e do Turismo implementou em julho de 2014 o decreto “Domingo no Museu” que prever a gratuidade no “primeiro domingo de cada mes” em vários museus, galerias de artes , parques/jardins monumentais e parques arqueológicos.  Varias entidades culturais espalhadas por diversas cidades italianas aderiram  a  iniciativa. Em alguns casos,  poderão ser cobrado uma taxa adicional para visitação das exposições itinerantes que, geralmente, são pagas a parte.

Segue, abaixo, alguns museus em Milão que aderiram a esta maravilhosa iniciativa.

 

Castello Sforzesco

castello sforzersco

Construído no século XV pelo  duque de Milão, Francesco Sforza, é um dos principais símbolos da cidade de  Milão. No interior  do castelo existem vários museus abertos a visitação: o museu Pietà de Rondanini (última obra de Michelangelo), o museu de arte antiga, a sala delle asse (afrescos de Leonardo da Vinci), os museus arqueológicos (egípcio e pré-historico), museu dos instrumentos musicais, museu dos moveis e das esculturas, a pinacoteca,  além de outros. 

Como chegar: Piazza Castello (endereço), com metrô: M1 (linha vermelha) paradas Cairoli (a mais cômoda) ou Cadorna e M2 (linha verde) paradas Lanza ou Cadorna.

Galleria D’Italia

galeriaditalia

É um espaço expositivo de  patrimônio artístico e arquitetônico do grupo Intesa Sanpaolo em colaboração com a fundação Cariplo de Milão. Possui um  percurso artístico dividido em 13 seções, cada uma dedicada a um artista e um período histórico diferente. O patrimônio inclui obras de  Antonio Canova do pintor Francesco Hayez, e muitos outros importantes artistas. O passeio termina com uma seção dedicada ao Futurismo e as obras de Umberto Boccioni. A galeria se encontra na Piazza Scala, 6 próximo ao “Teatro alla Scala”.           

Como chegar:  com tram elétrico (bondinho elétrico) número 1 parada  “Teatro alla Scala” ou com metrô: M1 (linha Vermelha) ou M3 (linha amarela) parada “Duomo”.

Museu do Novecentos

museu900

O Museu do Novecentos está localizado no “Palazzo dell’Arengario” na Piazza Duomo. A sua criação teve como objetivo a difusão da “arte do novecentos” bem como tornar público o patrimônio artístico herdado no decorrer do tempo. A coleção é composta por mais de quatro mil obras de arte italiana do século XX com seções dedicada ao futurismo, ao abstrato, a pop art, a pintura analítica, a arte pobre, etc., além, da seção a vanguarda internacional com obras de  Pablo Picasso, Georges Braque, Paul Klee, Vasilij Kandinskij     e  Amedeo Modigliani.                                                                                                                            

Como Chegar: com o metrô M1 (linha vermelha) ou M3 (linha amarela) parada “Duomo”.

Pinacoteca di Brera

pinacoteca brera

Entre um dos museus mais visitados da Itália, a Pinacoteca di Brera é uma galeria de arte antiga e moderna localizada no “Palazzo Brera”. O museu exibe uma das mais celebres coleções de pinturas na Itália, com pintura veneziana e lombarda, além de outras escolas. Seu percurso expositivo vai da pré-história à arte contemporânea, com obras-primas do século XX.  Entre as obras mais importantes, destacam-se: Cristo Morto de Andrea Mantegna,   a Crucificação de Bramantino, Cena in Emmaus de Caravaggio, o Beijo de Francesco Hayez entre outros. A Galeria de Arte está localizada na Via Brera 28.                                                                                                                                                             

Como chegar: com o metrô: M1(linha vermelha) parada “Cairoli,  M2 (linha verde) parada “Lanza”ou  M3 (linha amarela) parada “Montenapoleone”.

Importante:  Estas informações podem sofrer modificações no decorrer do tempo. Portanto, antes de incluir no seu itinerário, consulte o site dos museus escolhidos.

Boa diversão!

Organize a sua viagem com um Roteiro funcional, solicite informaçoes abaixo.

 

Se você gostou do post, aproveite e faça o seu registro (basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR) assim, você será avisado através  email  cada vez que tiver um novo artigo.

Se você ama viajar, vem comigo!

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s