Verona: a romântica e inesquecível cidade de Romeu e Julieta.

Verona é linda! Uma das minhas cidades preferidas aqui na Itália. Imortalizada num dos romances mais populares de William  Shakespeare: “Romeu e Julieta”, Verona é  das cidades mais encantadoras e românticas da Itália. O seu lindo centro  histórico é patrimônio da humanidade pela UNESCO.  A cidade está localizada na região do Veneto entre Milão e Veneza e você não pode deixar de visita-la.

Piazza Bra

Um ótimo ponto de partida para se conhecer a cidade é a partir da Piazza Bra, uma grande praça localizada logo na entrada da porta principal da cidade fortificada. Seus prédios coloridos foram os vestígios do período em que esteve sob o domínio da Republica de Veneza, entre os séculos XV a XVII.  Dentre os principais monumentos da praça, estão: a Arena, a Prefeitura, o Palazzo della Gran Guardia e o museu Lapidario Maffeiano.

Arena de Verona

A Arena de Verona é a terceira maior arena romana da Itália e, também, a mais bem conservada. Construída, provavelmente, na primeira metade do séc. I d.c . No período romano foi palco de cruéis lutas entre gladiadores e  animais ferozes. Hoje é cenário da famosa “estaçao lirica de Verona” com apresentações de operas e ballet.  É palco, também, de numerosos espetáculos e eventos musicais. É sem duvida uma linda!!

 

estacao lirica 2016
A 94° estação lírica de Verona, festival 2016

A estação lírica de Verona ocorre no período do verão, inicia em torno ao dia 20 de junho até o fim de agosto. Este ano se realiza  o  94° festival que  conta com as operas de Carmen, Aida, La Traviata, Turandot e  Il Trovadore. Para o próximo ano, 2017,  além destas operas, será exibido, também, as de: Rigoletto, Madame Butterflay, Nabuco e Tosca. Para informações consultar aqui .

 

Via Manzone
via manzone3
Via Manzone

Depois de visitar e tirar suas fotos na “Piazza Bra” continue o passeio pela Via Manzone, uma das ruas mais importante do comercio de Verona. Aqui você encontrará lojas de conhecidas marcas nacionais e internacionais além de bodegas artesanais. Uma ótima opção para suas compras.

 

Casa de Julieta e o seu famoso balcão.

No final da Via Manzone, dobrando à direita, está a “Casa de Julieta”,  uma construção em estilo gótico do séc XIII, é um dos locais mais visitados pelos turistas. O seu  pátio é sempre lotado de curiosos para ver onde se passou a tão famosa e trágica estória de amor. O que vocês não imaginam é que, na realidade, Shakespeare nunca esteve em Verona e que Romeu e Julieta são apenas personagens fictícios onde  a lenda e a realidade se misturaram ao ponto de serem  reconhecidos vários lugares  relatados  no famoso romance.

casa julieta estatua
estátua de Julieta
casa julieta cadeados
cadeados para selar o amor eterno

O filme “Cartas para Julieta”, ano 2010 de Gary Winick  tornou este lugar ainda mais visitados por turistas de todo o mundo.  Para quem não sabe, todos os  anos é escolhida a carta de amor mais original, o(a) vencedor(a) ganha uma viagem de um fim de semana, incluso hospedagem, para conhecer esta linda cidade.

 

 

piazza delle erbe2
Piazza delle Erbe

Mas Verona é muito mais que romance. Tem muita arte, história e cultura então, continuamos o nosso passeio a Piazza delle Erbe…. para mim uma das mais lindas da Itália.

piazza delle erbe5
Fonte com estátua da Madona de Verona, Piazza delle Erbe

A Piazza delle Erbe é a praça mais antiga da cidade, surgiu onde antes era o “Forum Romano” que com o passar dos anos foi substituído pelas construções medievais. Esta magnifica praça reúne monumentos e prédios de diversos períodos e estilos numa harmonia sem igual. Nela  podemos admirar a “Fonte com estátua da Madona de Verona”, a peça mais antiga de época romana e, ainda, o “Palazzo Manfei” em estilo barroco além de casas e prédios do período medieval. Em 2012, de acordo com a Fundação Marilena Ferrari,  foi eleita a praça italiana mais amada do mundo. Tenho certeza que você também irá amar!

torre dei lamberte
Torre dei Lamberte

Ainda na Piazza delle Erbe se encontra a “Torre dei Lamberte” a mais alta da cidade. Do alto da torre você tem uma vista espetacular da cidade como, também, do “Lago di Garda”. O acesso é feito através de um elevador.

 

ponte scaligero
Castelvecchio e a Ponte Scaligero

Continue o passeio seguindo em direção ao Castelvecchio,  um complexo medieval construído no século XIV como residência e fortaleza com suas diversas torres além da ponte sobre o rio Adige, de uso exclusivo do castelo,  que servia como via de fuga ou de acesso. Atualmente abriga o “Museu Cívico” da cidade.

ponte com rio
Parte posterior do Castelvecchio e o rio Adige

 

 

duomo
Duomo de Verona

Se tiver tempo, aproveite para visitar a catedral de Santa Maria Matricolare (Duomo) é um complexo religioso construído no século IV foi, provavelmente, a primeira igreja cristã da cidade. Em 1117 foi completamente bombardeada e reconstruída a partir de 1120 em estilo românico renascentista.

 

porta borsari interno
Porta Borsari

Um outro ponto de acesso a cidade é  através da antiga  Porta Borsari. Durante o período imperial, era a porta principal de ingresso e o local onde se passava a vida social, econômica e religiosa. Chamava-se “Porta de Oivia” em virtude da proximidade ao templo dedicado a Giove Lustrale (Júpiter). Posteriormente, na Idade Media, passou a chamar-se “Porta Borsari” em virtude da presença dos “bursarii” , empregados da alfandega, que recolhiam os direitos aduaneiros.

Como chegar:  você pode chegar comodamente com trem a partir de Milão (aproximadamente 01:15 a 1:50 horas conforme a modalidade da passagem). A partir de Veneza (aproximadamente 01:10 a 1:30 horas conforme a modalidade da passagem).

Inclua Verona no seu roteiro de viagem!

Informações de Roteiro e Passeios preencha o formulário abaixo

 

 

Salva

Salva

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s