Bergamo: Arte, Historia e Sabor

 

Localizada na região da Lombardia a aproximadamente 50 km de Milão a  cidade de Bergamo é composta por duas partes: a alta ou Bergamo alta e a cidade baixa, que é mais moderna, ambas dignas de uma visita.   Bergamo alta sob o ponto de vista turístico é a mais interessante  surpreendendo  seus visitantes com um rico patrimônio histórico e arquitetônico além   da sua posição inserida no alto de uma colina conferindo-le um extraordinário cenário surreal.  Além disso,  é uma das poucas cidades italianas cujo o centro histórico é completamente fortificado  mantendo intacta a sua aparência original ao longo dos séculos.

Vista panoramica da cidade alta e sua fortificaçao.
Vista panorâmica da cidade alta e sua fortificação.

Um modo insólito e veloz para se chegar a cidade alta é pegar a funicular que,  em poucos minutos,  nós leva ao centro histórico da cidade além de proporcionar uma inesquecível experiência de observar de perto um dos muros que circunda a cidade.

A Piazza Vecchia (Praça Velha) com o Palacio da regiao, a torre e a fonte
A Piazza Vecchia (Praça Velha) com o palácio da região, a torre e a fonte

A Piazza Vecchia é o símbolo da cidade alta com o Palácio da Biblioteca, ao centro a Fonte Contarini, o Palácio da Região e a Torre Cívica que manteve a tradição de, exatamente,  às 22:00 horas  tocar cem vezes. No passado era o som que alertava  o fechamento dos 4 portões de acesso a cidade.

 

 

 

 Cappella del Colleoni, a Basilica di Santa Maria Maggiore e o Batisterio

Atravessando a Piazza Vecchia se chega a Piazza Duomo onde se encontra o Duomo de Bergamo dedicado a Santo Alessandro, o padroeiro da cidade; a Cappella del Colleoni que se trata do masoleu da família Colleoni:  a basílica de Santa Maria Maggiore e o batistério em forma octogonal que expõe oito estátuas do século XIV representando as três virtudes teólogas, as quatro virtudes cardinais com a adição de uma oitava virtude, a paciência.  O  interior deste conjunto arquitetônico religioso é lindíssimo e você não pode deixar de visitar.

 

Passear pelas ruas desta cidade medieval lhe fará viajar , literalmente, no tempo. Caminhe pela cidade  observando os detalhes das suas construções, praças, igrejas, museus, lojas e suas históricas “pasticerie” com suas lindas vitrinas que nos convidam a entrar para experimentar os deliciosos doces bergamasco. Minha sugestão é provar  a “polenta o sei” típico doce local preparado com a polenta doce recoberta com pasta de amêndoas amarela, decorada com um passarinho de chocolate ou marzapane.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Depois do passeio e do café,  minha sugestão é finalizar o tour descendo pelas escadas por proporcionar uma magnifica vista da cidade baixa e das colinas circunstantes além da própria cidade fortificada.

 

Escadaria da cidade velha
Vista panorâmica da cidade baixa

Antes de partir aproveite para visitar o centro da cidade baixa que está no caminho para estação ferroviária.

Como chegar:  a partir das estações ferroviária “Milano Centrale” , “Milano Lambrate” ou “Milano Porta Garibaldi” a viagem tem duração de aproximadamente  38 minutos a 01:10 horas dependendo da estação de partida.

Informações de Passeios e Roteiros em Bergamo, preencha o modulo abaixo,

Se você gostou do post, aproveite e faça o seu registro (basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR) assim, você será avisado através  email  cada vez que tiver um novo artigo.

Se você ama viajar, vem comigo!

 

Salva

Anúncios

5 comentários

    1. Marcia Bezerra

      Ola’ Laura, tudo bem?
      Domodossola é uma cidade na regiao do Piemonte numa zona proxima aos alpes, muito perto da Suiça. A cidade tem um lindo centro historico e muita natureza ao seu redor. Uma coisa legal é conhecer a famosa estaçao de esqui “Macugnaga” de onde se pode ver o “Monte Rosa”, passear pelo parque natural “Alta Valle Antrona” e pelo “Valle Antigorio”, conhecer os borgos medievais da zona e relaxar nas termas naturais (ver a Premia Terme). Aproveite para fazer um passeio panoramico no trem que percorre o vale com destino a Locarno na Suiça. Um abraço e Boa Viagem!

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s