Carnaval de Veneza: uma festa da vivere

O Carnaval de  Veneza é uma das festas mais importante da Itália e, também,  uma das mais famosas do mundo. Mascaras, fantasias, cores e uma fascinante atmosfera de mistério e romance no ar nos desperta a curiosidade e a vontade de conhecer e participar, pelo menos uma vez na vida, deste extraordinário evento. Como se diz aqui: “una festa da vivere”, ou seja,  “uma festa para experimentar, viver”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como falar desta festa popular sem falar da sua historia? O primeiro documento que relata o vocábulo “Carnaval” é de 1094, sob o doge Vitale Falier, em um documento que fala de entretenimento público nos dias que antecedem a Quaresma. Mas, o documento oficial declarando o Carnaval como um feriado público é de 1296, quando o Senado da República  declara feriado o último dia da Quaresma. No, entanto, o Carnaval  é um evento muito mais antigo  originário nos cultos ancestrais da passagem do inverno para a primavera. Estes cultos eram presentes em várias sociedades antigas como era o caso dos cultos dionisíacos em que o lema era Semel no anno licet insanire“, ou seja,  uma vez por ano é licito enlouquecer.  Assim ocorria, também,  em Veneza cuja oligarquia, durante o período do carnaval, concedia as  classes mais baixas a oportunidade de se tornarem semelhantes aos poderosos, facultando-lhes o poder de caçoar publicamente os ricos sob a proteção de uma máscara no rosto. Era uma ocasião  em que não existia diferenças sociais entre as classes. Mas, também,  um momento para esquecer os problemas e as frustrações da vida e,  juntos, desfrutarem a  alegria e os abusos permitidos durante esta festa. 


A máscara era um símbolo do jogo, mas também, da igualdade e proteção

OLYMPUS DIITAL CAMERA

Assim,  Veneza  tornou-se a cidade europeia do prazer e da diversão, da máscara e da irresponsabilidade atraindo, ao longo dos anos,   pintores, escritores, músicos,  artistas e celebridades todo o mundo. Com a queda da Republica de Veneza, que passou ao domínio austro-frances, esta antiga tradição continuou a ser festejada somente nas ilhas de Burano e Murano pois não eram bem vista na sociedade da época.  Em 1979 a população juntamente com algumas associações  ressuscitaram o  tradicional carnaval de Veneza que tornou a ser um dos mais famosos do mundo. 

Uma panorâmica da “Riva degli Schiavone” em direção a Piazza San Marco no domingo de carnaval para ver “Il Volo dell’Angelo”

O Carnaval de Veneza  se realiza por um período de, aproximadamente, duas semanas com diversos eventos públicos, completamente gratuitos,  realizados nas praças e nos canais além de eventos privados como: bailes, jantares, passeios, espetáculos, etc. Para ver a programação completa  você pode consultar aqui.

Em clima de festa, Foto: Anna Salmetti

Diante deste fabuloso cenário  o melhor mesmo é entrar no clima da festa e aproveitar. Que tal alugar uma fantasia? Participar de um baile com um rico jantar  em um palácio histórico? Ou mesmo, participar do Concurso de Mascara? 

 informações: 

.onde alugar  fantasias, consultar os sitos dos atelier: aqui aqui 

.como participar dos eventos privados, preços e compra, consulte aqui

.como participar do Concurso de Mascara, consulte aqui

Tire fotografias com os mascarados que desfilam pelas ruas,  é uma ótima ocasião de levar com você belas recordações da sua viagem, Foto: Federico Villa

Bem existem vários modos de entrar no clima da festa. Se você não quiser se fantasiar, basta comprar uma mascara ou um acessório em uma das diversas barraquinhas ou lojas de souvenir, foi o que fiz e me diverti bastante.

Sente-se num café para beber  um chocolate quente ou um cafezinho, isso  lhe dará animo para continuar na festa

Os principais eventos do calendário são realizados na Piazza San Marco mas, aproveite para passear pelos canais de Veneza, pelos cafés e outras Piazze (praças) e mergulhar no espírito e clima deste evento maravilhoso que lhe fará viajar no tempo.

Divirta-se passeando pelos canais de Veneza
Romance e mistério do Carnaval de Veneza
Muitos participam do Concurso de Mascara e você, também, pode.
Concurso de fantasias na Piazza San Marco
Concurso de Mascara na Piazza San Marco
Uma festa para todas as idades

É, sem duvidas, uma festa maravilhosa e inesquecível onde, você, também pode se tornar o protagonista neste espetáculo de cores, magia, mistério, romance e teatro. Então está esperando o que para cair nesta festa? Aproveite e assista o vídeo produzido por Live Video para o site oficial do carnaval de Veneza (www.carnevale.venezia.it) com uma pequena amostra de todos os eventos que acontecem por la’ clicando,  aqui.

Informações de Roteiros e serviços em  Veneza, preencha o formulário abaixo,

Se você gostou do post, aproveite e faça o seu registro (basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR) assim, você será avisado através  e-mail  cada vez que tiver um novo artigo.

Se você ama viajar, vem comigo!

Salva

Salva

Salva

Salva

Salva

Salva

Salva

Anúncios

2 comentários

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s