Aonde esquiar na Italia

O inverno está quase terminando mas, resolvi escrever este post para responder uma pergunta que muita gente me faz: estou indo à Itália no inverno, gostaria de saber aonde  posso esquiar?

Bom  respondendo a  pergunta, direi  que se pode esquiar do norte ao sul da Itália: em algumas localidades da faixa dos Apeninos  e, praticamente, em toda zona dos Alpes. Para lhe orientar melhor, o mapa abaixo,  mostra aonde estão  localizados os Alpes italianos e os Apeninos.

mapa-esquiar

A Itália oferece uma grande variedade de locais com estações de esqui bem equipadas para satisfazer todos  os tipos de esquiadores. A maioria delas possuem  pistas bem cuidadas  com  diferentes graus de dificuldades, adequadas tanto aos mais experientes quanto aos iniciantes  além  das  crianças,  lógico!  Grande  parte  delas  oferecem  um grande numero de atividades além dos tradicionais esqui alpino e snowboard, dentre elas: a  patinação no gelo, escalada em rocha, cross country/sci di fondo (esqui em pistas planas com poucas elevações),  passeios  a  cavalo,   caminhada  com  raquetes  de  neve,   trenó,  passeios  com  slita  ou gatto da neve (carro típico das montanhas  para  andar  sobre  a neve) e muitas outras atividades. Para quem gosta de mais tranquilidade, pode aproveitar para relaxar nos Centros de Benessere que muitos hotéis  disponibiliza aos seus hospedes ou não hospedes, a pagamento.

Imagens do InfoDolomiti

A estação turística invernal nas montanhas italianas, geralmente, inicia no final de novembro e vai até a Pascoa, se a natureza permitir porque frio sem chuva não tem neve.  Bom, ainda assim, quase todas estações de esqui italiana possuem maquinas que jogam neve artificial  nas pistas  quando  esta  ainda não chegou mas,  bonito mesmo é ver as montanhas e toda a paisagem cobertas pela neve.

As estações de esqui mais frequentadas dos Apeninos setentrional e central são: Pratello di Roccaraso-Rivisondoli (região de Abruzzo), as pistas Toscana do Abetone, a estação de Campitello Matese – San Massimo (região de Molise) e Cimone (região da Emília Romagna).

No sul da Itália, você pode esquiar na Sicília, nas pista de Piano Provenzana-Linguaglossa dominada pela cratera do Etna, na zona entre Nicolosi e Montagnola (parte sul do Etna), ou sobre Sila central na região da Calábria.

Mas as melhores estações de esqui italiana estão nas regiões: Piemonte (Bardonecchia, Limone Piemonte,  e Sestrieri); Valle d’Aosta (Courmayeur e Cervinia); Alto Adige ( Plan de Corones e Merano 2000); Trentino (Madonna di Campiglio, San Martino di Castrozza ); Lombardia (Ponte de Legno, Madesimo, Santa Caterina Valfurva ); além da maior área de esqui da Europa que se localiza na zona das Dolomitas, algumas de suas estações: Carezza, Cortina d’Ampezo, Plan de Corones, Alta Badia, Val Gardena, Alpe di Siusi, Val di Fassa, Arabba, Civetta, Obereggen, etc.

Além  de  todas  estas  estações  que citei existem, ainda,  muitas  outras  que  não são tão famosas ou grandes  mas estão em grau de oferecer muita diversão. Então providencie sua roupa embutida com plumas e um bom calçado pois o frio é grande e, dificilmente, elas estão disponível para alugar. No entanto o que não faltam são os equipamentos para esquiar que você encontrará facilmente disponíveis para aluguel.

Já escolheu o seu destino para esquiar? Solicite informações de Roteiros aqui abaixo!

Se você gostou do post, aproveite e faça o seu registro (basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR) assim, você será avisado através  e-mail  cada vez que tiver um novo artigo.

Se você ama viajar, vem comigo!

Salva

Salva

Salva

Salva

Salva

Salva

Salva

Salva

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s