Umbria Jazz

O Umbria Jazz é o maior e  mais importante festival de Jazz italiano.  Idealizado por Carlo Pagnotta  o festival nasceu em agosto de 1973 alcançando um grande sucesso de publico. Apesar do grande êxito o festival deixou de se realizar por alguns anos durante o período conhecido como “anni di piombi” (ocasionado pelo extremismo politico resultando em violência de rua,  luta armada e terrorismo). Passado este período o festival retorna, ainda mais forte, em 1982 para nos presentear com as suas extraordinárias apresentações.

umbria24

O Umbria Jazz se realiza  no mês de julho na cidade  de Perugia que por 10 dias se transforma em  uma aldeia musical global onde  cada a hora é possível ouvir notas musicais pelas ruas,  entre os palácios e as belíssimas praças medievais do centro histórico da cidade. Os concertos são realizados em varias partes da cidade; na Praça IV Novembro (coração da cidade) e nos jardins Carducci, os espetáculos são grátis. No   Corso Vannucci é possível se deparar com o já conhecido desfile de rua do grupo  “Funk Off”  além das apresentações no  espaço da Arena Santa Giuliana,  no  encantador palco do Teatro Morlacchi e na Galeria Nacional que sediam os grandes nomes da cena musical internacional.

 

umbrijazz1

Muitos foram os grandes nomes do Jazz internacional que se exibiram nos palcos do Umbria Jazz: Sonny Rollins, Randy Crawford, Michel Petrucciani, Al Jarreau, Keith Jarrett, B. B. King, Oscar Peterson,  Stan Getz e tantos outros. Além do Jazz o festival tem  também rock-pop, bossa nova, funk e outros gêneros musicais todos com artistas de fama internacional, alguns dos nomes que já passaram pelos palcos do festival: Santana, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Diana Krall, Elton John, James Brown, Lady Gaga, Mario Biondi,  e muitos outros cada um melhor que o outro.

 

capajazz

Este ano o Umbria Jazz será realizado no período de 07 a 16 de julho prometendo muita gente boa com artistas  provenientes de vários partes do mundo: Itália, EUA, Brasil, Cuba, Japão, Colômbia, Benin, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Canadá, Chile, Israel, França, Escócia, Áustria, Malásia, Coréia, Honduras, China, Turquia, República Checa. No programa esta previsto: Brian Wilson, Jamie Cullum, Brazilian Meeting (Egberto Gismonti, Hamilton de Holanda com Stefano Bollani), Wayne Shorter Quartet e muito mais. A programação completa você pode consultar  aqui

 

Coloquei este pequeno vídeo que encontrei no YouTube para  que você possa sentir o clima da festa que é o Umbria Jazz.

 

umbria_jazz_winter

O Umbria Jazz possui, também, a edição de inverno o “Umbria Jazz Winter”  que se realiza no final de dezembro e inicio de janeiro na  linda cidade de Orvieto. Sempre com uma espetacular programação que você poderá consultar aqui

 

Fotos:  Umbria Jazz

Para contratar o serviço de “Roteiro Personalizado” para o Umbria Jazz preencha o formulário abaixo sem compromisso.

 

 

Se você gostou do post, aproveite e faça o seu registro (basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR) assim, você será avisado através  e-mail  cada vez que tiver um novo artigo.

Se você ama viajar, vem comigo!

 

 

 

Salva

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s