Ferragosto na Cidade

O que é Ferragosto? é a  festa (feriado) mais esperado do verão italiano cuja as origens provem da história da Roma antiga. A palavra “Ferragosto” deriva do latim feriae Augusti” (repouso de Augusto), em homenagem a Octavianus Augustus (Otávio Augusto), o primeiro imperador romano, de onde provem o nome do mês de agosto.
feriae-auguste-600x400
Mosaico com cena de “feriae Augusti” em uma casa de época romana na cidade de Enna, Sicília

O mês de agosto e
ra um período de descanso e de celebrações instituídos pelo próprio imperador no séc. 18 a. C., para  celebrar o fim do trabalho agrícola, dedicada a “Conso” que na religião romana, era o deus da terra e da fertilidade.
Neste período o Império organizava festivais e corridas de cavalos e os animais de tração, não utilizados para trabalhar nos campos, eram adornados com flores. Além disso, era costume naqueles dias, os agricultores fazerem seus melhores votos para os donos da terra em troca de uma gorjeta.

 

 

feste-14

 

 

Nos tempos antigos, como uma festa pagã, era celebrado em 1 de agosto mas os dias de descanso e festa eram na verdade muito mais: até mesmo  todo mês, com 13 dias, em particular, dedicado à  Diana deusa da lua, dos animais selvagens e da mulher. Com a passagem do tempo as “feriae Augusti” foram abolidas, mas a Igreja Católica decidiu juntar os rituais cristãos as tradições pagãs celebrando no dia 15 de agosto a festa da Assunção de Maria. O dogma da Assunção afirma que a Virgem Maria foi assumida, ou seja, aceita no céu de corpo  a alma.

 

Reni,_Guido_-_Himmelfahrt_Mariae_-_1642
Assunção de Guido Reni

 

Ferragosto nos dias de hoje – não é diferente da época antiga porque significa um mês de ferias (mais ou menos como as nossa férias de verão no Brasil) e, por ser muito quente, a rotina na cidade muda completamente.
ferragosto
Neste período ocorre quase  férias coletiva todos correm ou viajam para uma destinação marítima ou de montanha aonde o clima  é mais fresco. O comercio nas cidades pequenas mudam o seu horário de funcionamento, abrem pela manhã e fecham para o almoço reabrindo em torno das 16:00 horas até às 20:00 horas. Nas cidades grandes, o comercio funciona quase que normalmente, ou seja, as lojas das grandes cadeias seguem o horário normal enquanto as lojas locais, de pequenos comerciantes, alteram seus horários.

 

ferragosto7
Fechado Ferragosto
Neste período muitos restaurantes fecham para férias, principalmente, a partir da segunda semana do mês retornando na ultima semana.
Em compensação quem vem a Itália neste período para passar as ferias nas cidades culturais é uma grande vantagem porque os hotéis custam menos e os museus não estarão lotados.
Se você esta vindo à Itália neste período fique atento a estas mudanças e prepare uma mala com roupas leves, filtro solar e um chapéu.
Boun Ferragosto!!! Feliz Ferragosto e Boas Férias!!!

Para contratar o serviço de “Roteiro Personalizado”ou informações preencha o formulário abaixo sem compromisso.

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s