Alberobello: Uma fabulosa cidade

Capa
Lojinhas de artesanato – Rione Monti

Visitar Alberobello é como mergulhar numa cidade criada para uma fábula infantil com suas ruas cheias de “Trulli” a nos presentear com uma paisagem fascinante que foge completamente do nosso imaginário.

panoramica
Vista panorâmica – Alberobello

Alberobello é uma surpreendente cidade na região da Puglia, no sul da Itália.  Patrimônio da Humanidade pela UNESCO pela sua singularidade arquitetônica, única no seu gênero.

IMG_20170811_114712
Rione Monti – Alberobello

Mas, o que são os Trulli? O termo “trullo” deriva da palavra grega “trullos”, que significa cúpula. Os Trulli, plural de Trullo são construções de forma circular realizadas em pedra  calcário, sem a utilização de argamassa, com o telhado em forma cônica, na cor cinza, típicas das construções rurais da “Valle d’Itria”.

IMG_20170811_132119
Rione Aia Picolla – Alberobello

A história desta encantadora cidade  remonta à segunda metade do século XVII, quando os “Condes de Conversano”, senhores feudais  locais, autorizavam os camponeses a construírem  novas aldeias com habitações construídas sem o uso da argamassa,  para que pudessem ser imediatamente demolidas em caso de inspeção real porque os senhores feudais deveriam pagar o tributo ao rei pela construção de novos centros habitados.

IMG_20170811_131711
Trulli Residencial – Rione Aia Picolla (Alberobello)

Alberobello possui dois bairros inteiramente constituídos com trulli: Rione Monti onde se concentra a parte comercial com uma grande quantidade de lojas artesanais e restaurantes e Rione Aia Piccola, bairro residencial.  Entre as construções  mais originais, se destacam: o “Trullo Sovrano” que possui dois andares; “Casa Pezzolla” que são quinze trulli contíguos e comunicantes atualmente utilizados como “Museu do Território” ; o “Trullo Siamês” particular por sua forma acoplada dos cones e a “A Igreja de Santo Antônio” com a sua cúpula   em forma de trullo. 

Igreja
Igreja de Santo Antonio – Alberobello

Deixe-se levar  pelas estreitas ruas desta fabulosa cidade com a sua atmosfera mágica de um local que parou no tempo. Aproveite, também, para degustar a gastronomia local e não vá embora sem provar os deliciosos sorvetes de sabores locais como: romã e amêndoa.

IMG_20170811_114553
Rione Monti – Alberobello
IMG_20170811_123756
Rione Monti – Alberobello
IMG_20170811_123042
Rione Monti – Alberobello
IMG_20170811_122034
Rione Monti – Alberobello
IMG_20170811_121932
Rione Monti – Alberobello
Igreja2
Igreja de Santo Antonio

Aproveite para conhecer as outras cidades  da Valle d’Itria: Martina Franca,  Locorotondo, Cisternino  e Ceglie Messapica.

 

Se você gostou do lugar e deseja conhece-lo sem ter que pensar em como organizar, me contate que criarei  um roteiro  especialmente para você. Ou, se quiser, deixe um comentário.

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s