CISTERNINO – UM DOS BURGOS MAIS LINDOS DA ITÁLIA

Inserido na lista dos burgos mais lindos da Itália, Cisternino está localizado  na província de Brindisi,  na região da Apúlia (Puglia). O seu nome  deriva “Cis-Sturninum”, do herói homônimo Sturnoi, companheiro de Diomedes, que após a Guerra de Tróia teria fugido e fundado uma cidade nas proximidades chamada  “Sturni”, hoje chamada de Ostuni.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mesmo sendo uma pequena cidade muita gente se apaixona por este cenário composto de casinhas caiadas de branco, uma característica típica de  algumas cidades da “Valle do Itria”, na chamada Murgia dei Trulli (Terra dos Trulli). Vamos comigo descobrir este gioiello (esta jóia).

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Iniciamos pela igreja matriz de San Nicola construída no século XIV, ao que tudo indica,  foi construída  sobre os fundamentos de uma  igreja cristã  de origem muito antiga, pertencentes aos monges basilianos. Dentro, é possível admirar duas obras renascentista, em pedra: a Madonna com Criança também conhecida como Madonna del Cardellino e um tabernáculo, ambas  realizadas por Stefano da Putignano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Entrando na cidade velha através da Porta Piccola chegaremos a movimentada Piazza Vittorio Emanuele com sua bela Torre do Relógio. Aqui se localiza o centro da cidade com suas lojas, bares e restaurantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Aproveite para tomar um sorvete com deliciosos sabores típicos locais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ou comprar souvenir e  produtos típicos nas  lojinhas do centro.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cisternino  também atrai muitos turistas que vem se deliciar com a sua gastronomia cujo ponto forte  são as carnes de excelente qualidade. Existem açougues no centro histórico onde se pode escolher a carne  que,  imediatamente será preparada em uma das salas adjacentes  e consumida nas mesas arrumadas – no verão – ao ar livre. As melhores especialidades são: “gnumaridd” , rolinhos de carne de ovelha assada, e as “Bombette di Cisternino”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas, a  melhor coisa a fazer em Cisternino é vagar pelas  estreitas ruas da cidade. 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Você vai se surpreender e amar!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mergulhe na atmosfera autêntica dos quatro distritos da cidade: “Bère Vécchie”, “Scheledd”, “u Pantène”, “L’üsule”, que com o exterior, chamado “u Bùrie”, composto de um pequeno labirinto de ruas e galerias abertas onde se alternam becos, arcos e casas  com escadas adornadas por vasos com uma diversidade de flores coloridas .

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Termine a visita na praça externa para admirar a vista da “Valle da Itria”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A poucos quilômetros de Cisternino encontramos Ostuni , Martina Franca,  Locorotondo, Fasano  e Ceglie Messapica, todas  de extraordinária beleza.

Inclua Cisternino no seu roteiro de viagem à Itália!

 

Se você quer conhecer  a região da  Apúlia (Puglia) e não sabe como organizar, preencha o formulário abaixo, que criarei  um roteiro  especialmente para você e seu grupo.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s