BOLONHA – arte, história e gastronomia

Bolonha é  capital da região da  Emilia Romagnanomeada “Cidade Criativa da Música” pela UNESCO em 2006 por sua rica tradição musical, é uma cidade medieval  imperdível cujas principais atrações  são:  seus pórticos;  as suas  torres, que antigamente eram  centenas, hoje podemos contar com apenas 24 torres; a  universidade mais antiga do mundo ocidental e a  sua excelência gastronômica.

Então, vamos juntos descobrir um pouco das belezas de Bolonha!

 

pzamaggioreComeçamos pela Piazza Maggiore, a  principal praça e ponto de encontro da  cidade,  adornada  com a Fonte de Netunoobra do artista e escultor Giambologna, chamada carinhosamente pelos os bolonheses de o “Gigante”.

piazzaA Piazza Maggiori (praça grande) é circundada de importantes  edifícios históricos dentre eles: Palazzo d’Accursio (abriga a Biblioteca Sala Borsa),  Palazzo dei Banchi,  o Palazzo del Podestà e a Basílica de San Petronio .

 

duomoA Basílica de San Petronio é a  quinta maior basílica do mundo. Possui a meridiana mais longa do mundo e o orgão mais antigo da Itália. No entanto, o que vai chamar sua atenção é, sem duvidas,  a sua fachada inacabada. Dizem que este fato se deu  devido à falta de financiamento e, segundo algumas fontes, por falta das devidas autorizações eclesiásticas. Assim,  a fachada não foi concluída como previsto no projeto inicial. No passar dos anos se pensou em finalizar-la mas, a idéia de “completar” uma obra de arte parecia não respeitar sua autenticidade e, portanto, foi preservada assim:  incompleta mas, decisivamente, autentica e encantadora.

A entrada é gratuita, mas para uma fotografar é necessário pagar um bilhete de 2 euros.

 

biblioteca

A Biblioteca Sala Borsa é outro ponto de interesse turístico, localizada dentro do “Palazzo d’Accursio” é um centro cultural público que acolhe uma grande seleção de livros.   Você vai se impressionar com a bela arquitetura do palácio como, também,  com a  área arqueológica  que pode ser admirada através do piso, em vidro, que permite observar as escavações subterrâneas, bem como os achados arqueológicos de antigas civilizações que remontam o século VII a.C.  Vale a pena uma visita! 

A entrada é  gratuita. 

universidade panoramaProsseguirmos para visitar a antiga universidade de Bolonha localizada no  Palazzo dell’Archiginnasio que foi construído entre 1562 e 1563 a pedido do cardeal Carlo Borromeo que tinha como objetivo  concentrar o ensino universitário em uma única sede.
universidade arcos.jpgAs paredes do prédio são cheias de afrescos e os destaques do Palazzo dell’Archiginnasio são: o Teatro de Anatomia  projetado em 1637,  construído em madeira de abeto,  que foi usado para as aulas de anatomia e  a “Sala dello Stabat Mater” que ficou conhecida após uma apresentação do ilustre compositor de musica clássica Gioacchino Rossini em beneficência aos músicos bolonheses que se encontravam na miséria.

 

le-due-torri_dal-bassoOutra atração são as torres:  Garisenda, alta 47 metros,  e a  degli Asinelli com 97,20 metros são, indiscutivelmente, os monumentos simbólicos de Bolonha. No passado teve importante função militar na defesa da cidade além de afirmar a imponência das famílias: Garisenda e Asinelli uma vez que as torres eram financiadas pelas ricas famílias  da cidade.                                                                                                                                Você pode subir até o topo da  “Torre degli Asinelli”  que possui 498 degraus, através a sua  estreita escada em duplo sentido. Para quem não tem problemas de claustrofobia,  vale a pena subir pois, a vista é linda!

 

arcos do predioAproveite para passear sob os Pórticos de Bolonha. A cidade possui, aproximadamente, 40 quilômetros de pórticos.

 

ruas quadrilatero.jpgUma das zonas que mais gosto em Bolonha é o Il Quadrilatero uma antiga zona comercial  delimitada pelas ruas: Via Pescherie, Via Drapperie e pelas vielas em torno. Aqui se pode sentir o autêntico espírito da cidade caracterizado pelos  fortes aromas dos produtos alimentares comercializados e pelas cores fortes das  lojinhas que vendem os produtos da tradição bolonhesa, pelas bancas de frutas e verduras além dos  bares e trattorias. Muito legal para tomar um café ou almoçar observando o movimento da rua. quadrilatero.jpgEsta zona comercial tem origem no período Medieval e  se mantém até hoje. Aqui se concentram antigas lojas históricas que ao longo dos anos foram passadas de gerações à gerações.

 

Existem ainda varias atrações em Bolonha e nas suas redondezas! Que tal descobrir a cidade com um guia em português ou conhecer às atrações da Emilia Romagna com um Roteiro Personalizado? Solicite informações no módulo abaixo.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s