FLORENÇA – 3 bons motivos para conhecer

Florença é uma cidade fascinante e com  atributos infinitos para ser inclusa no seu roteiro de viagem. No entanto,  resolvi citar  apenas 3 bons motivos para conhece-la e tenho certeza que você também irá concordar. O restante você mesmo irá descobrir quando estiver por lá.

Então, vamos lá?

1°  – Motivo: porque é o Berço do Renascimento. Em Florença nasceram, viveram e morreram alguns dos maiores artistas deste período: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello, Brunelleschi e muitos outros  deixando espalhado por toda à cidade suas contribuições com  algumas das mais belas obras-primas existentes no mundo; seja na arquitetura como, também, no mundo das  artes.  Algo que você súbito se dará conta  simplesmente passeando pelas ruas porque Florença é um museu a céu aberto.

Alguns dos  exemplos:

PIAZZA DEL DUOMO  representa um único e grande museu composto da Catedral de  “Santa Maria del Fiore”,  o “Campanàrio de Giotto”, a “Cupola di Brunelleschi” e  o “Batisterio de San Giovanni” onde  podemos admirar uma verdadeira preciosidade.

duomo3
A basílica de Santa Maria Fiori e o campanário de Giotto com seus 84.70 metros e 414 degraus.

 

cupula
CUPOLA DE BRUNELLESCHI A cúpula de Brunelleschi erguida sobre uma enorme base octogonal. Uma obra-prima que resistiu ao tempo e que encanta pela sua beleza e pelo seu fabuloso projeto arquitetonico.

 

PIAZZA DELLA SIGNORIA  é, também, outro local onde podemos apreciar diversas obras-primas. É considerada uma das praças mais belas e importante do mundo. Aqui encontramos  maravilhosas esculturas além do “Palazzo Vecchio”, a “Loggia dei Lanzi”,  e  do extraordinário museu “Galleria degli Uffizzi” localizado ao lado do Palazzo Vecchio.

IMG_20170909_140155
Palazzo Vecchio, conhecido antigamente como o palazzo delle Signoria, e as esculturas de David e L’Ercole e Caco.

 

galeria degli oficcio
A escultura de L’Ercole e Caco , em mármore branco, do artista Baccio Bandinelli
museuaberto
Loggia Lanzi com suas lindas esculturas. As minhas preferidas são as estátua de “Perseu com a cabeça da Medusa” de Cellini e o “Rapto da Sabinas” de Giambologna.

 

2° –  Motivo:  porque Florença é conhecida  pela   qualidade de seus artefatos elaborados e criados por artesãos que trabalham o couro, o bronze, a cerâmica além dos tecelões,  ourives, mestres com habilidades técnicas e artísticas que  tornaram  Florença  famosa  nas cortes da Europa e no mundo e cuja a tradição se manteve aos longos dos anos.

Podemos citar:

pontevecchio2
As antigas joalherias que se encontram no Ponte Vecchio onde se pode encontrar o trabalho dos ourives florentinos

 

SITO_NEGOZIOMUSEO0002
A Farmácia de Santa Maria Novella, a mais antiga da Europa, ainda produz perfumes e “Pout Pourri” de acordo com as antigas receitas dos frades dominicanos.  Foto: website Farmácia di Santa Maria Novella


porco
Nos vários mercados da cidade se pode comprar artigos do artesanato florentino, principalmente, artigos em couro.

Uma zona muito  interessante é a do Oltrarno (do outro lado do rio Arno) aonde se pode encontrar lojas, ao longo de suas estreitas ruas, que oferecem artigos artesanais para os amantes do “Hand Made” de alta qualidade e da tradição florentina. Um lugar ótimo para se comprar acessórios e jóias exclusivas além de sapatos  artesanais feito pelos melhores sapateiros de Florença.

 

3° Motivo:  porque Florença tem uma excelente cozinha. A oferta é grande e se come muito bem, inclusive, nos carrinhos de “Street Food” espalhados pela cidade. Você vai encontrar antigas trattorias, sanduiches, restaurantes com cozinha típica e restaurantes goumert estrelados. Tem opções para todos os gostos e para todos os bolsos.

Trattoria-Sostanza-big
Na Trattoria Sostanza você pode provar a famosa “Bisteca Fiorentina”. Foto: website Trattoria Sostanza
img-4-max
All’Antico Vinaio se come panini (sanduiches) maravilhosos com vinhos da região. Excelente opção para quem quer economizar. Foto: website All’Antico Vinaio
la_carraia_firenze
Para concluir não podia faltar um delicioso sorvete artesanal. Florença está cheia de sorveterias de excelente qualidade. A sorveteria La Carraia é uma delas e, também, uma das minhas preferidas. Foto: website La Carraia

 

 

Informações de: Transfer,  Passeios, NCC (aluguel de carro com motorista), Roteiros e Guias turísticos em Florença e na Toscana, preencha o modulo abaixo.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s