AREZZO

 

Arezzo é uma linda cidade Toscana que  ainda conserva a sua identidade e aparência medieval. Conquistada pelos romanos em 311 a.C.  foi um importante pólo militar e  considerada uma das 12 cidades etruscas mais importantes. Arezzo me conquistou e me surpreendeu bastante pela sua historia e beleza além do fabuloso contesto ao qual está inserida. Não  tão famosa quanto as suas vizinhas:  Florença, Siena e Pisa mas, apesar disso,  oferece tudo o que você espera da belíssima região da Toscana: hospitalidade, arte e gastronomia.

 

mercado.jpg

A minha visita a Arezzo ocorreu no período em que estava ocorrendo  um dos principais eventos da cidade,  A Feira de Antiguidades,  desde 1968 com a presença de 500 expositores  vendendo objetos de todos os tipos: quadros, mobilia, gravuras, livros, objetos em prata, bijuteria, moedas antigas e coisa que seque podemos imaginar encontrar, uma verdadeira mina.

mercado1.jpg

A feira se realiza no primeiro domingo de cada mês no centro histórico de Arezzo nas zonas da  Piazza Grande,  Duomo e pelas ruas  em torno, que se  transformam em um imenso mercado de antiguidades  atraindo vendedores e curiosos de toda a Itália.

 

arezzo porticos
pórticos do centro histórico

O difícil foi sair  daqui sem comprar nada!

 

pza grande
Piazza Grande / Piazza Vasari

A Piazza Grande ou Piazza Vasari   um dos complexos arquitetônicos mais harmoniosos da Itália. Construído em uma encosta íngreme, a sua arquitetura medieval é testemunha da rica história de Arezzo.  Ao seu redor podemos admirar  edifícios históricos,  loggias (galerias abertas), a igreja de “Santa Maria della Pieve”,  antigas lojas e casas comuns do período de 1200 a 1300 ao lado de nobres casas além do  “Palazzo della Fraternidade dei Laid” com a sua fachada gótica, o “Palazzo del Tribunale”  e a “Logge del Vasari”.

balcone

Voce sabia que esta linda praça  serviu  de  cenário para  filme “La Vita è Bella”, de Roberto Benigni? Era aqui  que vivia o personagem principal (interpretado por Benigni) com o seu filho antes de serem enviados para o campo de concentração nazista.  Arezzo foi, também,  cenário  do filme o  “Paciente inglês”. Dois filmes inesquecíveis!

arezzo
“Palazzo della Fraternita del Laici”  com o seu lindo relógio astronômico

 

 

arezzoigrejajpg
Pieve de Santa Maria

A “Pieve de Santa Maria” , um dos cartões postais de Arezzo, cuja fachada principal da igreja está escondida na Via Seteria, à esquerda da praça.  Em estilo românico com arcos cegos e duas galerias sobrepostas com 68 colunas.

 

duomoarezzo
Catedral de San Donato

Outro monumento muito importante é o Duomo di San Donato a Catedral foi construída no local da antiga cidade da Acrópole,  a partir de 1278 e terminou apenas em 1500. O painel de mármore com o “Baptismo de Cristo” decorando a Fonte Batismal é atribuído a “Donatello”. No Museu Diocesano anexo, várias obras são preservadas, incluindo algumas de Vasari e Luca Signorelli.

arezzo museu
Museu Diocesano de Artes Sacras de Arezzo

 

arezzo1
Palazzo Comunale de Arezzo com a Torre do relógio

 

 

igreja
basílica de São Francisco de Arezzo

Basílica de São Francisco de Arezzo é uma pequena igreja em pedras e tijolos é famosa por sediar a “Lenda da Verdadeira Cruz”, de Piero Della Francesca, considerada uma das obras-primas absolutas da arte italiana.

Outros pontos de interesse que vale a pena visitar são: a “Basilica de Sao Domenico”  que guarda o grande “Crucifixo de Cimabue”, com mais de 3 metros de altura, é a primeira obra atribuída a Cimabue e; a Casa Museo di Giorgio Vasari”  cuja visita   permite que você admire as obras do artista distribuídas em três andares: o apartamento com a Câmara da Fama e das Artes, a Casa das Musas, a Casa de Abraão e o Hall da Lareira decorado por Vasari e seus alunos. Além  do lindo jardim suspenso criado pelo artista.

 

 

20180506_144829
Antiga Enoteca

Arezzo é, também, uma cidade que possui uma excelente gastronomia onde se pode degustar a cozinha típica local em vários restaurantes além de enotecas e empórios com as delicias locais para você saborear ou levar como souvenir para os amigos “buongustaio”.

 

arezzoloja
empório com delicias locais


casadepetrarca
Casa de Petrarca

Arezzo é uma cidade surpreendente que deu origem a vários artistas dentre eles: Petrarca, Piero della Francesca, Masaccio,   Giorgio Vasari e Aretino.

giostra-saracino-arezzo-1
A Giostra del Saraceno

Outro grande evento da cidade é a Giostra del Saraceno que ocorre duas vezes por ano, no penúltimo sábado do mês de junho (durante a noite) e no primeiro domingo do mês de setembro (durante o dia), Piazza Grande torna-se palco desta antiga competição em trajes medievais. A festa tem mais de um século e, além de um desfile histórico com mais de 350 personagens.

 

arezzo muralhas
Muralhas de Arezzo

arezzo paisagem

Arezzo é, sem duvidas, uma surpreendente e encantadora cidade que você irá amar!

Que tal descobrir a cidade com um guia em português ou conhecer às atrações da Toscana com um Roteiro Personalizado? Solicite informações no módulo abaixo.

 


 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s