Santuário da Madonna della Guardia

Hoje vou levar  vocês para conhecer a Italia da fé, religiosidade e devoção à Mãe de Deus. Existem na Italia muitos  santuários e locais de culto marianos que merecem ser visitados.  O Santuário da Madonna della Guardia ou simplesmente Santuário della Guardia é um deles.

É um dos templos mais importantes e conhecidos da Ligúria, construido  no topo do Monte Figogna,  a cerca de 20 quilômetros da cidade de Gênova. O monte Figogna ficou conhecido como o “Monte de Guarda” porque nos tempos antigos, sua posição era estratégica para avistar navios inimigos. Esse título também foi doado ao santuário, que atribui a “Nossa Senhora da Guarda”, proteção divina aos moradores e peregrinos.

1613977_1455993458-kmvC--680x453@LaStampa.it.jpg?f=detail_558&h=720&w=1280&$p$f$h$w=5fcfaaf
Portoes de entrada do Santuario

A história fala de um pastor, Benedetto Pareto, a quem a Virgem Maria apareceu em  1490. Ela confiou a ele a árdua tarefa de ali construir uma capela, assegurando-lhe que ele seria ajudado. O pastor estava otimista, mas o ceticismo de sua esposa o fez gradualmente desistir. Foi então que ele sofreu um desastre se ferindo gravemente. Maria aparece para ele novamente e o cura. Diante do milagre da cura inexplicável, enquanto os médicos haviam diagnosticado sua morte iminente, toda a família se juntou à tarefa de Benedetto para construir a capela iniciando assim um grande movimento de reforma popular da fé, que contagiou as comunidades da vale, de Gênova,  do clero local, atravessando as fronteiras da Ligúria até chegar ao coração da catolicidade, nos Jardins do Vaticano, onde a Madonna della Guardia tem uma capela.

20200215_173658~2
Capela da Apariçao de Nossa Senhora

20200215_172904~2

Mais e mais fiéis começaram a subir ao monte,  sobretudo a pé, os oito quilômetros que levava ao cume tornando  um  percurso de “peregrinação”   que muitos fizeram com os pés descalços.

A Capela tornou-se pequena então, em 1890, foi construído uma   Basílica, fruto de um trabalho longo, paciente e muito fatigoso para levar materiais ao topo da montanha. A nova basílica já estava em andamento quando se descobriu que o chão estava cedendo. Foi demolido e refeito tudo porque Maria havia pedido uma casa e porque todos sentiam que ali seria a casa de todos.

20200215_160141~2
Campanario

 

1613983_1455993465.jpg?f=detail_558&h=720&w=1280&$p$f$h$w=29120a7
Jardins do Santuario

Tenho o privilegio de visitar o Santuario com frequencia  pois meu esposo é devoto a Madonna della Guardia. O lugar é tranquilo e passa muita serenidade e a vista que se tem do alto,  quando o dia é limpido,  é realmente fantastica.

panorama-verso-genova
Panorama da Riviera Ligure

O Santuário oferece aos peregrinos e visitantes  estacionamento gratuito, restaurante, caixa eletrônico, área de recreação infantil, serviço de pernoite a pensão completa  e total acessibilidade para pessoas com dificuldade motoria.

Venha descobrir os santuarios italianos. Solicite informações no módulo abaixo.

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.